• Foto do escritorDiego Aquino

Depressão psicótica ou depressão com sintomas psicóticos (CID-11 e DSM-5)

A Depressão Psicótica é um subtipo de depressão muito perigosa, pois, além dos sintomas depressivos, o sujeito sofre com sintomas característicos da psicose, como as alucinações e/ou delírios.

A psicose nada mais é do que a perda do vínculo com a realidade, é como se o próprio inconsciente saltasse para fora do sujeito, caracterizada principalmente pelas alucinações e delírios.

Na depressão com sintomas psicóticos vamos encontrar com maior frequência delírios de culpa ou ruína, delírio hipocondríaco e até mesmo delírio de negação de órgãos. As alucinações auditivas são as mais frequentes nesse tipo de depressão e sempre de conteúdos depressivos, como vozes falando que esse sujeito é um peso para os outros, que ele não deveria estar vivo, que vai causar a ruína da família. Em consequência o sujeito pode desenvolver alucinações de “punição merecida”(eu devo morrer ou sofrer porque eu mereço isso).Os quadros psicóticos desenvolvidos nesse tipo de depressão se divide em dois, Sintomas psicóticos Humor-congruentes, que vão envolver delírios de culpa, doença, morte, negação de órgãos, delírios de punição merecida, entre outros. No outro quadro vamos encontrar os sintomas psicóticos humor-incongruentes, onde podemos encontrar o delírio de perseguição, delírio de inserção de pensamentos, autorreferentes, entre outros.

Os sintomas da depressão psicótica podem ser causados por consequências de alterações do funcionamento cerebral resultantes de doenças como o AVE(acidente vascular encefálico) ainda conhecido no meio popular como AVC ou derrame, também pode ser causados em decorrência a algum tumor cerebral e até mesmo devido a algum processo inflamatório do cérebro.

O tratamento da depressão psicótica é feito através de um tratamento multidisciplinar onde teremos o psiquiatra, que vai administrar os psicofármacos (medicação para os sintomas depressivos, com a medicação para os sintomas psicóticos), o psicólogo que vai cuidar de questões associadas a angústia causada pelos sintomas do transtorno e pode-se incluir também o tratamento com ECT(eletroconvulsoterapia), tratamento onde uma corrente elétrica é introduzida ao cérebro durante alguns segundos( sob o efeito de uma leve anestesia geral), que vem mostrando resultados positivos. Após a recuperação o tratamento medicamentoso e psicológico deve ser mantido.

Referências:

- BRAUM, ivan Você sabe o que é depressão psicótica?.minhavida.com.br, 03/07/2018

-DALGALARRONDO, Paulo - Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais (2018, Artmed)-1